quinta-feira, 15 de setembro de 2011

Informática e Formação de Professores


        Resenha do livro "Informática e Formação de Professores", de Maria Elizabeth de Almeida
       O livro trata das questões de informatização nas escolas e da preparação dos professores. O professor tem o papel principal de transformar a realidade dos alunos, para tanto é necessário estar sempre se atualizando, ainda mais na questão da informática. O computador é uma ferramenta que permite acesso a qualquer informação, o professor deve usá-lo à seu favor, mas de forma crítica, para que sua prática seja construtiva e não alienante.
       Pode-se destacar uma frase de Paulo Freire citada no livro que afirma a necessidade de sermos homens e mulheres de nosso tempo que empregam todos os recursos disponíveis para dar o grande salto que nossa Educação exige, enfatizando a necessidade de sermos pessoas que utilizam todos os recursos disponíveis para dar a qualidade que nossa educação precisa. Isso está relacionado ao fato de que, em um país de tamanha proporção populacional, a informatização não está disponível para todos.  Mas nem sempre ter acesso é a solução, é necessário que os professores sejam preparados, se especializem e se atualizem.
     A introdução da informática nas escolas estrutura e equipamentos adequados, exige também a existência de profissionais capacitados, para orientar e ajudar seus alunos a utilizá-las de forma correta. Esta é uma dentre muitas dificuldades encontradas atualmente, pois nem mesmo o ensino básico possui as condições essenciais para que o ensino se realize na sua forma plena, muitas crianças não freqüentarem as escolas por serem da classe baixa e tendo assim que trabalhar desde cedo para ajudar a sustentar sua família. E tudo isso vem acompanhado com a resistência de muitos professores, habituados a seus costumes retrógrados e sem inovações, com o intuito apenas de repassar informações para o aluno, apenas acumular conhecimentos, sem uma visão crítica e inovadora.
     A informática não deve ser vista como solução para os problemas educacionais, é apenas mais um recurso para melhorar a relação ensino-aprendizagem. Sua função principal é transformar o aluno num indivíduo criativo, capaz de solucionar problemas de forma mais eficaz.

1 comentários:

Joas Moraes dos Santos disse...

Mateial avaliado.

Prof. Joas M dos Santos

Postar um comentário