sexta-feira, 25 de novembro de 2011

Linda mensagem:


Nayara Nascimento....Existem pessoas em nossas vidas que nos deixam felizes pelosimples fato de terem cruzado o nosso caminho.

Algumas percorrem ao nosso lado, vendo muitas luas passarem, mas outras vemos apenas entre um passo e outro. A todas elas chamamos de amigo.

Há muitos tipos de amigos
Talvez cada folha de uma árvore caracterize um deles.

O primeiro que nasce do broto é o amigo pai e o amigo mãe.
Mostram o que é ter vida.

Depois vem o amigo irmão, com quem dividimos o nosso espaço para que ele floresça como nós.
Passamos a conhecer toda a família de folhas, a qual respeitamos e desejamos o bem. Mas o destino nos apresenta outros amigos, os quais não sabíamos que iam cruzar os nossos caminhos.

Muitos desses denominamos amigos do peito, do coração.
São sinceros, verdadeiros; sabem quando não estamos bem, sabem o que nos faz feliz...

As vezes, um desses amigos do peito estala o nosso coração e então é chamado de amigo namorado.
Este dá brilho aos nossos olhos, música aos nossos lábios, pulos aos nossos pés. Mas também há aqueles amigos por um tempo, talvez umas férias ou mesmo um dia ou uma hora.

Estes costumam colocar muitos sorrisos na nossa face, durante o tempo que estamos por perto. Falando em perto, não podemos esquecer dos amigos distantes.

Aqueles que ficam nas pontas dos galhos, mas que quando o vento sopra, sempre aparecem novamente entre uma folha e outra. O tempo passa, o verão se vai, o outono se aproxima, e perdem algumas de nossas folhas.

Algumas nascem num outro verão e outras permanecem por muitas estações. Mas o que nos deixa mais feliz é que as que caíram continuam por perto, continuam alimentando a nossa raiz com alegria.

Lembranças de momentos maravilhosos enquanto cruzavam o nosso caminho. Desejo a todos você, folha da minha árvore, Paz, Amor, Saúde, Sucesso, Prosperidade... Hoje e Sempre... Simplesmente porque: Cada pessoa que passa em nossa vida é única.
Sempre deixa um pouco de si e leva um pouco de nós. Há os que levaram muito, mas não há os que não deixaram nada.
Esta é a maior responsabilidade de nossa vida E é a prova quase evidente de que duas almas não se encontram por acaso."
Como eu te disse vc é um Borboleta que saiu do casulo !!!!!!!!!

terça-feira, 15 de novembro de 2011

MATERAIS ALTERNATIVOS

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO MARANHÃO
CENTRO DE ESTUDOS SUPERIORES DE IMPERATRIZ 
CURSO DE PEDAGOGIA

ADRIANA RAQUEL CARVALHO VIANA SILVA
EDILEUSA BATISTA DA SILVA
NAYARA NASCIMENTO DE SOUSA
SAMARA PIMENTEL DA SILVA
SANDYONARA COELHO DE SOUSA
TANIA DA SIVA FERNANDES

Trabalho apresentado na disciplina 
Multimeios na Educação do curso de 
Pedagogia do Centro de Estudos 
Superiores de Imperatriz para 
obtenção parcial de nota. 

Orientadora: Prof. Joas Moura

Imperatriz-MA
2011

MATERIAIS ALTERNATIVOS

       Primeiramente, a idéia de material alternativo surgiu justamente pela falta de materiais adequados para serem trabalhados em determinadas áreas, a criatividade é o ponto alto nesta questão, pois o mesmo irá determinar de que forma utilizaremos um objeto que tinham um conceito de utilização, para outro propósito. Porém esta modificação pode vim para substituir, mas também para somar, garantindo assim a aula estímulos variados juntamente com o planejamento que o professor desenvolve para guiá-lo. Esta idéia é bastante empregada na Educação Ambiental devido um maior parâmetro do que pode ou não ser aproveitado pela reciclagem, ou até mesmo de forma artesanal.  



       O jogo ele vai te proporciona vivenciar aquilo que já foi feito, mantendo e aperfeiçoando, esse momento é que o educando se deparara com um desafio, ou seja, momento de superação colocada pelo jogo e que faz com que ele se auto-avalie e tente algo mais, isso já se constitui um jogo o simples pensar de ir mais longe e acreditar que pode atingir um novo patamar. Podemos observar que em pleno século XXI, encontramos em meio a uma emergência socioambiental. Onde a questão ambiental é cada vez mais urgente pra a sociedade, pois o futuro da humanidade dependente da relação estabelecida entre homem e a natureza e o uso  que faz dos recursos naturais.
       Pois através  das diversas concepções filosóficas expressadas por distintas  correntes do pensamento ambientalistas , a Educação Ambiental passou a exercer no âmbito escolar.Fazendo com que o Material Alternativo seja usado como recurso Pedagógico. Sendo que qualquer  produto, matéria ou substância que se fabrica é apta para ser reciclada e, portanto, pode ser reutilizada e voltar a ser usada . E o professor com o auxilio destes recursos ele poderá utilizá-los nas suas disciplina ,onde possa facilitar e melhorar o ensino e aprendizagem dos seus alunos. É  importante ressaltar que a idéia de uso de materiais alternativos como recursos pedagógico nas escolas não pretende ser a solução para o inúmeros problemas que o meio ambiente enfrenta. 



       Do mesmo modo, não significa dispensar o uso deles, mas sim deixar de utilizar apenas materiais industriliazados como uma alternativa para a construção de recursos pedagógicos. E ao escolher qual o material a ser utilizado o professor deverá sempre observar alguns critérios básicos, dentre eles, o de que utilizar, qual é o seu objetivo, porque utilizá-lo, qual a sua relação com o conteúdo a ser ensinado, e se estar relacionado com a realidade do aluno, e também não basta levar apenas estes recursos para a sala de aula, e dizer que é importante, e deixar o conteúdo da aula de lado para trabalhar apenas com os materiais alternativos, pois com os mesmos podo-se trabalhar em qualquer disciplina, com qualquer conteúdo, basta apenas planejar e ser criativo.
         E dessa forma as atividades proporcionadas com auxilio destes recursos juntos com as aulas, podemos observar que o desenvolvimento das crianças na pratica tem sido de grande valia no aprendizados dos mesmo. A reciclagem é uma pratica que alem de melhorar a qualidade do meio em que vivemos, também pode transformar objetos velhos que não tem mais uso em novos produtos. Porem existem uma diferença entre reciclagem e reaproveitamento, ou seja, o material que foi reciclado volta ao seu estado original com algumas mudanças como por exemplo na cor, ou no formato. Já o produto reaproveitado, volta para ao meio totalmente modificado, como novas formas, tamanho, cor e espessura. Isso acontece porque ele não consegue retornar ao seu estado real através do processo de reutilização, que visa tornar – lo diferente do seu aspecto original, inserindo novamente ao meio de outra forma.



       Podemos notar que essa corrente pedagógica está inteiramente ligada ao pensamento cientifico - positivista. E esta é fruto de determinado período histórico marcado com o industrialismo e desenvolvimento na segunda metade do século XX, aonde foi gerador de impactos ambientais de tal forma que foi criado uma nova corrente, mais forte, do pensamento. Que não se ocupava em embasamento, mais sim em um propósito bem forte do qual se preocupavam com a conservação da natureza, não se, portanto com as necessidades da população humana. O Ecologismo trata-se de uma corrente que defende uma transformação social, valorizando os princípios ecológicos. Nesse ponto diferenciam-se das demais correntes apresentadas anteriormente. O Ecologismo acredita que não adianta lamentar as mazelas ambientais. Propõe mudanças na economia, nos valores éticos e culturais.
       Contudo, o processo de criação de um Material Alternativo está interligado a toda questão de transformação de um material em prol do desenvolvimento de outro trabalho. O uso pedagógico parte da metodologia que o professor irá empregar em suas aulas, unido assim a necessidade que o aluno possui para assimilar o conteúdo, a criatividade tanto do professor ao elaborar um material adequado para sua aula, quanto à criatividade do aluno para empregar em sua aprendizagem ferramentas que possam auxiliá-lo. Tanto ecologicamente como em outras áreas educacionais estes métodos podem ser fabricados e usados no dia-a-dia escolar de forma dinamizada e com um bom planejamento. 

REFERÊNCIAS 

A&A. Material Alternativo como Recurso Pedagógico. Disponível em:Acessado em: 05 de outubro de 2011 ás 01:39:02

FREIRE, Elisabete dos Santos; SEBASTIÃO, Luciane Lima. A utilização de recursos materiais alternativos nas aulas de Educação Física: Um estudo de caso. Disponível em: . Acessado em: 05 de outubro de 2011 ás 01:39:02

MARIA, William Douglas dos Santos de. Graduado em Educação Física pelo Centro Universitario Adventista de São Paulo (Brasil). A importância do jogo, utilizando materiais alternativos. Disponível em: . Acessado em: 05 de outubro de 2011 ás 01:39:02

SARIEGO, José C. L. Uso de revistas como material didático alternativo para a Educação Ambiental. ADAPTADO POR : Fabiano Villatore Ferreira. Disponível em: . Acessado em: 05 de outubro de 2011 ás 01:39:02