quarta-feira, 14 de dezembro de 2011

Artigo Científico:USO DE RECURSOS TECNOLÓGICOS EM ESCOLAS

USO DE RECURSOS TECNOLÓGICOS EM ESCOLAS


Adriana Raquel Carvalho Viana Silva
Edileusa Batista da Silva
Nayara Nascimento de Sousa
Sandyonara Coelho de Sousa

RESUMO
Este trabalho trata de uma pesquisa realizada em duas instituições de ensino público, que são regidas por instâncias diferentes: uma Municipal e outra Estadual. A finalidade da pesquisa é conhecer a dinâmica escolar com o uso de recursos tecnológicos utilizados no desenvolvimento das aulas. Têm-se como objetivos específicos:
·        Compreender o processo de qualificação de recursos tecnológicos;
·        Identificar os recursos tecnológicos utilizados nas escolas e a aplicação pedagógicas destes;
·        Analisar se as necessidades dos alunos estão sendo supridas através do uso dos recursos tecnológicos.
Os recursos tecnológicos são utilizados em sala de aula para facilitar o trabalho do professor e o aprendizado dos alunos. Atualmente, eles são extremamente importantes no ritmo frenético do mundo globalizado, onde as informações circulam rapidamente e as pessoas precisam estar atentas às mudanças tecnológicas.

Palavras- chave: Recursos Tecnológicos; Formação de Professores; Laboratório de Informática; Aprendizagem dos Alunos.



ABSTRACT


This paper is a survey conducted in two public education institutions, which are governed by different bodies: a hall and another State. The research is to understand the dynamic school with the use of technological resources used in the development of classes. Have specific purposes are:

• Understand the qualification process of technological resources;

 Identify the technological resources used in schools and educational application of these;
 Consider whether the students' needs are being met through the use of technological resources.
Technological resources are used in the classroom to facilitate the work of teacher and student learning. Currently, they are extremely important in the frantic pace of the globalized world where information travels fast and people need to be alert to changes in technology.

Keywords: Technology Resources, Teacher Training, Computer Lab, Student Learning.


1 INTRODUÇÃO

A utilização de recursos tecnológicos na sala de aula tem sido muito discutida. Aos poucos as escolas estão sendo implantando a informática em seus currículos, dando aos alunos  as primeiras noções do mundo da informatização.
A pesquisa tem sua relevância para a sociedade no que se refere ao papel que a escola tem em formar pessoas capazes de interagir no meio em que vivem. Através da utilização de tecnologias além de livros didáticos, cria se um pensamento diferenciado, auxiliando no processo de desenvolvimento social e intelectual no indivíduo.
A pesquisa realizada também vem mostrar o grau de preocupação dos professores, o preparo físico da escola relativo ao uso de recursos tecnológicos, e para o Curso de Pedagogia é de grande importância saber como trabalhar com esses novos meios de ensino, para melhorar a aula e no desempenho do aluno.
A metodologia usada para a realização da pesquisa baseia-se na observação e na entrevista com as diretoras das instituições e com professores e alunos das escolas, para se obter os resultados que a pesquisa esta almejando. Os recursos utilizados para a elaboração do questionário foram: papel; caneta; modelos de entrevistas para a construção do mesmo. Para fundamentar este trabalho foi utilizado o livro Informática na Formação de Professores e outras fontes.
Portanto a tecnologia vem formar e contribuir na educação, melhorando as metodologias de professores, porém a aula só começa a se tornar emocionante e atrativa quando se forma se tem planejamento antecipado sobre o que se tratará a aula, pois sem isso o professor pode ter todos os recursos tecnológicos disponíveis para uso, só que a aula não tem um propósito a ser alcançado assim, o tempo em que se passa na sala de aula se torna “maçante”, e cansativa fazendo com que os alunos não tenham interesse na disciplina lecionada por tal professor.

2 RECURSOS TECNOLÓGICOS NAS ESCOLAS PÚBLICAS

O desafio que se encontra na atualidade é encontrar no mercado de trabalho educacional, profissionais qualificados, ou seja, professores que se preocupem com o aprendizado de seus alunos. Porém, esta situação não é generalizada, pois nas escolas pesquisadas, tem o constante uso de vários meios tecnológicos e midiáticos no intuito de contribuir para o desenvolvimento pleno de seus alunos.
Para que este processo de formação seja realizado com êxito é de fundamental importância: “Pensar na formação de professores [...], [...] é pensar no amanha, numa perspectiva moderna e própria de desenvolvimento, numa educação capaz de manejar e produzir conhecimento [...]” (Almeida apud Moraes,1993). Assim, visando o pleno aprendizado de ambas as partes inter- relacionadas no processo ensino- aprendizado.

2.1 A Utilização da Tecnologia na Escola Pública Municipal

A escola pesquisada tem funcionamento nos seguintes horários: Matutino e Vespertino, com cerca de 250 alunos, e possui aproximadamente 12  em seu quadro de professores, tem funcionamento as series iniciais da Educação Básica, ou seja, Ensino Fundamental (1º ao 5º ano) pela manhã e a tarde Ensino Fundamental (6º ao 9º ano).
Para os professores o uso de recursos tecnológicos em sala de aula é importante, pois vem modificar os metodológicos usados para que exista o aprendizado dos alunos. A escola possui os seguintes recursos:
·                        Televisão;
·                        DVD;
·                        Maquina Fotográfica Digital;
·                        Laboratório de Informática (porém ainda não esta em funcionamento);
·                        Copiadora;
·                        Impressora;
·                        Microssistem;
·                        Caixa amplificada;
·                        Revistas; Jornal, Livros Didáticos.
Além desses recursos as professoras ainda estabelecem trabalhos, com base na pesquisa em sites informativos e educativos para reforçar ainda mais a pesquisa de seus alunos, para que as aulas tenham um desempenho significativo no desenvolvimento do aluno, na escola municipal foram entrevistados as professoras de Português, Inglês e Matemática e todos disseram que o uso de tecnologias auxilia no processo de ensino – aprendizado dos seus educandos.

2.2 A Utilização da Tecnologia na Instituição Pública Estadual

Nessa escola pesquisada seu funcionamento ocorre nos seguintes horários: Matutino; Vespertino, e Noturno com cerca de 650 alunos, e possui 32 educadores em seu quadro de professores em sala de aula, e 10 que estão fora dela. Com três turnos de funcionamento conta o Ensino Fundamental (6º ao 9º ano), e Ensino Médio, além do EJA (Educação para Jovens e Adultos).
A entrevistada que concedeu as informações obtidas foi a diretora da instituição. Descreveu que a instituição apresenta em disposição Biblioteca/ Sala de Leitura e Laboratório de Informática, além dos seguintes recursos pedagógicos:
·        Maquina Fotográfica;
·        Televisão;
·        DVD Player;
·        Retroprojetor;
·        Impressora;
·        Revistas;
·        Livros;
·        Panfletos Informáticos;
·        Computadores;
·        Internet;
·        Projetor de Mídia;
·        Mapas;
·        Kit’s de DVD’s;
·        Aparelho celular;
·        Microssistem;
·        Caixa Amplificada.
As quantidades de equipamentos são uma unidade de cada um, exceto os computadores, que possuem dez no laboratório, e três fora dela. Pensando no Laboratório de Informática, a diretora discorreu que dois alunos são distribuídos em cada computador.
Quanto à manutenção dos aparelhos, a entrevistada relatou que há ajustes quando estes danificam. Expôs ainda que os professores e funcionários realizam várias atividades com computadores, tais como:
·     Pesquisar/ elaborar materiais, atividades e/ou conteúdos para as aulas;
·     Preparar atividades para os alunos;
·     Realizar atividades de ensino e aprendizagem com os alunos;
·     Fazer memorando e ofícios;
·     Registrar conceitos/notas e frequências dos alunos;
·     Realizar cadastro e atualizar dados de alunos e professores (matrícula, transferência, histórico escolar etc.);
·     Receber orientações da Secretaria/ Diretoria da Educação e outras, via email ou intranet (merenda, transporte, manutenção etc.)
Alem da diretoria, foram entrevistados quatro professores: Filosofia, Português, Química e Geografia e quatro alunos de Ensino Médio. O professor de Filosofia é licenciado na disciplina em que leciona. Relatou que faz uso de três equipamentos em sala de aula: televisão, dvd,  e internet. Para utilizar esses recursos, ele participou de um treinamento especifico e considera que este curso preparou-o para o uso de tecnologias na educação. Disse ainda que emprega a tecnologia como ferramenta de auxilio no aprendizado dos seus alunos há cinco anos e que a sala de informática é frequentada raramente em suas aulas.
Já o professor de Português é licenciado em Letras. Os equipamentos que ele emprega em suas aulas são: o projetor de mídia, televisão, dvd, caixa amplificada e computador. Relatou que sua formação para a utilização de tecnologia é parcial, uma vez que este fez um curso sobre o uso de mídias na educação, por isso considera que sua preparação é razoável. Disse ainda que faz uso de algumas tecnologias como ferramenta de auxilio no aprendizado dos seus alunos há cinco anos, principalmente televisão, dvd e microssistem, mas expandiu mais  há a cerca de um ano. Falou também que frequenta o laboratório de informática com os alunos em torno de uma vez por mês.
O professor de Química é licenciado em Ciências Naturais. Disse que faz uso da televisão, dvd, e projetor de mídia em sala de aula, mas não tem nenhuma formação específica para utilizar essas tecnologias na educação. Mesmo sem ter feito nenhum curso de qualificação, considera-se bem preparado para o uso de equipamentos tecnológicos. Ele expôs que utiliza esses recursos no subsidio no aprendizado dos alunos há menos de um ano e a frequência de visitas á salda de informática ocorre uma vez por semana.
A última educadora entrevistada é formada em Geografia, e mestranda em Ciências da Educação. Utiliza o computador e o projetor de mídia como ferramenta pedagógica em sala de aula. Relatou que fez uma formação particular para usar tecnologias na educação e considera que o curso preparou – o muito bem. Emprega tecnologias para auxiliar a aprendizagem dos alunos desde que começou a ministrar aulas e, mesmo quando a escola não tinha laboratório, utilizava seus próprios equipamentos. A frequência de uso da sala de informática é de forma continua, toda semana.
Os alunos entrevistados tem faixa etária entre 14 e 17 anos ( um com 14 anos e os demais  com 17 anos de idades). Todos consideram as aulas lecionadas como boas. Os quatro alunos relataram que os professores que usam o laboratório de informática em apresentações frequentemente são: Geografia, Biologia, Química. Apenas um aluno disse que o professor de português emprega os equipamentos tecnológicos.

3 CONSIDERAÇÕES FINAIS

A pesquisa foi realizada com poucos entrevistados devido ao período de avaliações e ao tempo cedido para a efetivação desta. Os resultados obtidos não são conclusivos, constituem apenas uma base para possível futuro do tema em questão.
Quanto a verificação do Projeto Político Pedagógico, não foi possível ser visto pois não houve como obter  a sua cópia com a instituição, por desencontros na escola. Tendo em vista os resultados da pesquisa, conclui-se que as escolas, tanto estadual quanto municipal, encontraram se equipadas como recursos tecnológicos variados, e os professores estão qualificados – mesmo que seja com um curso básico- para a utilização desses materiais.
Os professores fazem uso dos recursos para facilitar o aprendizado dos alunos e a melhorar a dinâmica das aulas, e assim despertar o prazer de descobrir novas coisas, e quebrar o paradigma de que escola é um ambiente chato, através do uso correto da tecnologia.
Percebe-se que os professores estão empenhados em oferecer uma boa qualidade de ensino, para proporcionar um melhor aprendizado dos alunos, através do uso de equipamentos tecnológicos diversos, para prender a atenção dos estudantes por mais tempo. Considera-se que os alunos gostam da dinâmica que os professores empregam, já que classificaram as aulas como boas. Sendo assim, conclui- se também que os recursos auxiliam muito no trabalho dos professores na difícil tarefa de educar.

REFERÊNCIAS

ALMEIDA, Maria Elizabeth Bianconcini de. Informática na Formação de Professores. Coleção Informática para a mundança na Educação. Editora Estação Palavra.

FERREIRA, Aurélio Buarque de Holanda. DICIONÁRIO AURÉLIO JÚNIOR: dicionários escolares da língua portuguesa/ Aurélio Buarque de Holanda Ferreira; coordenação Marina Baird Ferreira e Margarida dos Anjos. Curitiba: Positivo, 2005.

sexta-feira, 25 de novembro de 2011

Linda mensagem:


Nayara Nascimento....Existem pessoas em nossas vidas que nos deixam felizes pelosimples fato de terem cruzado o nosso caminho.

Algumas percorrem ao nosso lado, vendo muitas luas passarem, mas outras vemos apenas entre um passo e outro. A todas elas chamamos de amigo.

Há muitos tipos de amigos
Talvez cada folha de uma árvore caracterize um deles.

O primeiro que nasce do broto é o amigo pai e o amigo mãe.
Mostram o que é ter vida.

Depois vem o amigo irmão, com quem dividimos o nosso espaço para que ele floresça como nós.
Passamos a conhecer toda a família de folhas, a qual respeitamos e desejamos o bem. Mas o destino nos apresenta outros amigos, os quais não sabíamos que iam cruzar os nossos caminhos.

Muitos desses denominamos amigos do peito, do coração.
São sinceros, verdadeiros; sabem quando não estamos bem, sabem o que nos faz feliz...

As vezes, um desses amigos do peito estala o nosso coração e então é chamado de amigo namorado.
Este dá brilho aos nossos olhos, música aos nossos lábios, pulos aos nossos pés. Mas também há aqueles amigos por um tempo, talvez umas férias ou mesmo um dia ou uma hora.

Estes costumam colocar muitos sorrisos na nossa face, durante o tempo que estamos por perto. Falando em perto, não podemos esquecer dos amigos distantes.

Aqueles que ficam nas pontas dos galhos, mas que quando o vento sopra, sempre aparecem novamente entre uma folha e outra. O tempo passa, o verão se vai, o outono se aproxima, e perdem algumas de nossas folhas.

Algumas nascem num outro verão e outras permanecem por muitas estações. Mas o que nos deixa mais feliz é que as que caíram continuam por perto, continuam alimentando a nossa raiz com alegria.

Lembranças de momentos maravilhosos enquanto cruzavam o nosso caminho. Desejo a todos você, folha da minha árvore, Paz, Amor, Saúde, Sucesso, Prosperidade... Hoje e Sempre... Simplesmente porque: Cada pessoa que passa em nossa vida é única.
Sempre deixa um pouco de si e leva um pouco de nós. Há os que levaram muito, mas não há os que não deixaram nada.
Esta é a maior responsabilidade de nossa vida E é a prova quase evidente de que duas almas não se encontram por acaso."
Como eu te disse vc é um Borboleta que saiu do casulo !!!!!!!!!

terça-feira, 15 de novembro de 2011

MATERAIS ALTERNATIVOS

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO MARANHÃO
CENTRO DE ESTUDOS SUPERIORES DE IMPERATRIZ 
CURSO DE PEDAGOGIA

ADRIANA RAQUEL CARVALHO VIANA SILVA
EDILEUSA BATISTA DA SILVA
NAYARA NASCIMENTO DE SOUSA
SAMARA PIMENTEL DA SILVA
SANDYONARA COELHO DE SOUSA
TANIA DA SIVA FERNANDES

Trabalho apresentado na disciplina 
Multimeios na Educação do curso de 
Pedagogia do Centro de Estudos 
Superiores de Imperatriz para 
obtenção parcial de nota. 

Orientadora: Prof. Joas Moura

Imperatriz-MA
2011

MATERIAIS ALTERNATIVOS

       Primeiramente, a idéia de material alternativo surgiu justamente pela falta de materiais adequados para serem trabalhados em determinadas áreas, a criatividade é o ponto alto nesta questão, pois o mesmo irá determinar de que forma utilizaremos um objeto que tinham um conceito de utilização, para outro propósito. Porém esta modificação pode vim para substituir, mas também para somar, garantindo assim a aula estímulos variados juntamente com o planejamento que o professor desenvolve para guiá-lo. Esta idéia é bastante empregada na Educação Ambiental devido um maior parâmetro do que pode ou não ser aproveitado pela reciclagem, ou até mesmo de forma artesanal.  



       O jogo ele vai te proporciona vivenciar aquilo que já foi feito, mantendo e aperfeiçoando, esse momento é que o educando se deparara com um desafio, ou seja, momento de superação colocada pelo jogo e que faz com que ele se auto-avalie e tente algo mais, isso já se constitui um jogo o simples pensar de ir mais longe e acreditar que pode atingir um novo patamar. Podemos observar que em pleno século XXI, encontramos em meio a uma emergência socioambiental. Onde a questão ambiental é cada vez mais urgente pra a sociedade, pois o futuro da humanidade dependente da relação estabelecida entre homem e a natureza e o uso  que faz dos recursos naturais.
       Pois através  das diversas concepções filosóficas expressadas por distintas  correntes do pensamento ambientalistas , a Educação Ambiental passou a exercer no âmbito escolar.Fazendo com que o Material Alternativo seja usado como recurso Pedagógico. Sendo que qualquer  produto, matéria ou substância que se fabrica é apta para ser reciclada e, portanto, pode ser reutilizada e voltar a ser usada . E o professor com o auxilio destes recursos ele poderá utilizá-los nas suas disciplina ,onde possa facilitar e melhorar o ensino e aprendizagem dos seus alunos. É  importante ressaltar que a idéia de uso de materiais alternativos como recursos pedagógico nas escolas não pretende ser a solução para o inúmeros problemas que o meio ambiente enfrenta. 



       Do mesmo modo, não significa dispensar o uso deles, mas sim deixar de utilizar apenas materiais industriliazados como uma alternativa para a construção de recursos pedagógicos. E ao escolher qual o material a ser utilizado o professor deverá sempre observar alguns critérios básicos, dentre eles, o de que utilizar, qual é o seu objetivo, porque utilizá-lo, qual a sua relação com o conteúdo a ser ensinado, e se estar relacionado com a realidade do aluno, e também não basta levar apenas estes recursos para a sala de aula, e dizer que é importante, e deixar o conteúdo da aula de lado para trabalhar apenas com os materiais alternativos, pois com os mesmos podo-se trabalhar em qualquer disciplina, com qualquer conteúdo, basta apenas planejar e ser criativo.
         E dessa forma as atividades proporcionadas com auxilio destes recursos juntos com as aulas, podemos observar que o desenvolvimento das crianças na pratica tem sido de grande valia no aprendizados dos mesmo. A reciclagem é uma pratica que alem de melhorar a qualidade do meio em que vivemos, também pode transformar objetos velhos que não tem mais uso em novos produtos. Porem existem uma diferença entre reciclagem e reaproveitamento, ou seja, o material que foi reciclado volta ao seu estado original com algumas mudanças como por exemplo na cor, ou no formato. Já o produto reaproveitado, volta para ao meio totalmente modificado, como novas formas, tamanho, cor e espessura. Isso acontece porque ele não consegue retornar ao seu estado real através do processo de reutilização, que visa tornar – lo diferente do seu aspecto original, inserindo novamente ao meio de outra forma.



       Podemos notar que essa corrente pedagógica está inteiramente ligada ao pensamento cientifico - positivista. E esta é fruto de determinado período histórico marcado com o industrialismo e desenvolvimento na segunda metade do século XX, aonde foi gerador de impactos ambientais de tal forma que foi criado uma nova corrente, mais forte, do pensamento. Que não se ocupava em embasamento, mais sim em um propósito bem forte do qual se preocupavam com a conservação da natureza, não se, portanto com as necessidades da população humana. O Ecologismo trata-se de uma corrente que defende uma transformação social, valorizando os princípios ecológicos. Nesse ponto diferenciam-se das demais correntes apresentadas anteriormente. O Ecologismo acredita que não adianta lamentar as mazelas ambientais. Propõe mudanças na economia, nos valores éticos e culturais.
       Contudo, o processo de criação de um Material Alternativo está interligado a toda questão de transformação de um material em prol do desenvolvimento de outro trabalho. O uso pedagógico parte da metodologia que o professor irá empregar em suas aulas, unido assim a necessidade que o aluno possui para assimilar o conteúdo, a criatividade tanto do professor ao elaborar um material adequado para sua aula, quanto à criatividade do aluno para empregar em sua aprendizagem ferramentas que possam auxiliá-lo. Tanto ecologicamente como em outras áreas educacionais estes métodos podem ser fabricados e usados no dia-a-dia escolar de forma dinamizada e com um bom planejamento. 

REFERÊNCIAS 

A&A. Material Alternativo como Recurso Pedagógico. Disponível em:Acessado em: 05 de outubro de 2011 ás 01:39:02

FREIRE, Elisabete dos Santos; SEBASTIÃO, Luciane Lima. A utilização de recursos materiais alternativos nas aulas de Educação Física: Um estudo de caso. Disponível em: . Acessado em: 05 de outubro de 2011 ás 01:39:02

MARIA, William Douglas dos Santos de. Graduado em Educação Física pelo Centro Universitario Adventista de São Paulo (Brasil). A importância do jogo, utilizando materiais alternativos. Disponível em: . Acessado em: 05 de outubro de 2011 ás 01:39:02

SARIEGO, José C. L. Uso de revistas como material didático alternativo para a Educação Ambiental. ADAPTADO POR : Fabiano Villatore Ferreira. Disponível em: . Acessado em: 05 de outubro de 2011 ás 01:39:02